segunda-feira, outubro 5, 2026

Dalcídio Jurandir: A Epopeia Amazônica, a Memória e a Reinvenção Literária do Extremo Norte

Share

Dalcídio Jurandir: A Ressignificação da Amazônia na Literatura Nacional e a Força da “Aquonarrativa”

 

A Amazônia é muito mais profunda do que os livros de história do Sudeste costumam contar. Ela não é apenas cenário; é um organismo vivo, feito de águas turvas, lama periférica e intelectos brilhantes que o Brasil ainda tenta decifrar.

Prepare-se para mergulhar na vida do homem que expurgou o exotismo barato e colocou o Norte no mapa da grande ficção nacional. A maré literária está subindo.

⚡ O que você vai descobrir nesta jornada:

  • 📌 O resgate histórico: Como um menino do Marajó revolucionou a forma como o Brasil enxerga a Amazônia.
  • 📌 Por que isso importa: Entenda a transição social, o ciclo da borracha e o nascimento de uma “aristocracia do pé no chão”.
  • 📌 O benefício direto: Uma aula de cultura, resiliência e pensamento crítico que vai expandir sua visão de mundo (e revelar oportunidades ocultas).

📊 Resumo Rápido: O Legado de Dalcídio

  • 🌊 Criador da “Aquonarrativa”: A água não é cenário, é sintaxe e psicologia.
  • 📚 Ciclo do Extremo Norte: 10 romances monumentais mapeando a alma paraense.
  • ✊ Militância e Realismo: Recusou cartilhas partidárias para escrever a verdade humana.
  • 🏆 Prêmio Machado de Assis: Coroado pela ABL das mãos de Jorge Amado.

Introdução: A Ressignificação da Amazônia na Literatura Nacional

A historiografia literária brasileira, estruturalmente centralizada no eixo Sudeste, consagrou nomes monumentais para a representação das diversas identidades regionais do país.

Enquanto o sertão nordestino encontrou sua tradução definitiva na aridez precisa de Graciliano Ramos e na prosa épica de João Guimarães Rosa, e o ciclo do cacau baiano foi imortalizado por Jorge Amado…

A vasta e complexa região amazônica tem como seu intérprete mais profundo o paraense Dalcídio Jurandir Ramos Pereira.

📩 Receba conteúdos exclusivos sobre a Amazônia

Entre para nossa lista e receba novidades, histórias e oportunidades direto no seu WhatsApp ou e-mail.

Clique aqui e cadastre-se agora →

Romancista, jornalista e intelectual de inabalável militância, Dalcídio Jurandir não apenas inseriu a Amazônia no mapa da grande ficção nacional, mas reconfigurou radicalmente o modo como a região era percebida.

Ele expurgou o exotismo folclórico e a visão eurocêntrica dos cronistas viajantes em favor de um realismo telúrico pungente.

A centralidade de Dalcídio Jurandir para a literatura amazônica e brasileira repousa em seu monumental projeto estético, o “Ciclo do Extremo Norte”.

Trata-se de uma saga ininterrupta composta por dez romances que acompanham, ao longo de quase quatro décadas de publicação, o trânsito humano, social e psicológico entre o latifúndio rural e o espaço urbano periférico.

Você sabia? Por meio de sua arquitetura narrativa, a Amazônia deixa de ser a “selva” indomável de tintas românticas e revela-se como o palco de dramas sociais agudos.

A decadência das oligarquias rurais após o fim do Ciclo da Borracha, a miséria das populações ribeirinhas e os conflitos de classe nas periferias lamacentas de Belém ganham vida.

É a luta pela sobrevivência de uma “aristocracia do pé no chão” — caboclos, mulheres marginalizadas, trabalhadores urbanos e migrantes.

Dalcídio elaborou uma representação humana na qual o mito, a memória histórica e as águas fluviais não são meros panos de fundo, mas matrizes que estruturam o psiquismo de seus personagens.

A sua literatura opera como um documento antropológico de uma sociedade cindida. Mas transcende o mero registro sociológico graças a um refinamento estético singular, marcado pela experimentação com o fluxo de consciência, o monólogo interior e o discurso indireto livre.

 

Biografia Completa: De Ponta de Pedras aos Círculos Intelectuais Brasileiros

Origens Familiares e os Primeiros Anos no Marajó

Dalcídio Jurandir Ramos Pereira nasceu em 10 de janeiro de 1909, na Vila de Ponta de Pedras, localizada na Ilha do Marajó, estado do Pará, filho de Alfredo Pereira e Margarida Ramos.

Nascido em um modesto chalé à beira do rio, o futuro romancista carregaria desde a primeira infância a influência inescapável da paisagem aquática e do ethos ribeirinho.

Para consumir obras brilhantes como as de Dalcídio em qualquer lugar, a tecnologia é fundamental. Confira ofertas em Celulares e Smartphones e carregue a cultura sempre no bolso.

Apenas um ano após o seu nascimento, em 1910, a família transferiu-se para a Vila de Cachoeira do Arari, também no arquipélago marajoara. Este seria o cenário que ele viria a eternizar em sua obra de estreia literária.

A ascendência da família Pereira remonta a fazendeiros e comerciantes, membros de uma oligarquia amazônica que sofreu um declínio vertiginoso.

Esse declínio foi provocado pela falência do primeiro Ciclo da Borracha e pelas transformações econômicas da transição do século XIX para o XX.

Foi nesse ambiente de ruína social e econômica, contrastado com a exuberância da natureza, que Dalcídio foi criado.

Alfabetizado inicialmente por sua mãe, ele ingressou formalmente na Escola Mista Estadual em 1916. Completou o curso primário fundamental com o professor Francisco Leão em 1921.

No seio de sua família, acreditava-se firmemente que o letramento e a aquisição de capital simbólico seriam os únicos meios capazes de recolocá-los no status social outrora habitual.

Formação Intelectual e o Choque com a Metrópole

Impulsionado pelas ambições familiares, o jovem Dalcídio foi enviado a Belém em 1922, aos treze anos, para dar continuidade aos estudos em instituições de maior prestígio.

Matriculou-se no 3º ano elementar do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, onde obteve o certificado de estudos primários em 1924. No ano seguinte, ingressou no tradicional Ginásio Paes de Carvalho.

Pouca gente percebe, mas… a adaptação do jovem interiorano à capital foi marcada por intensos atritos socioculturais e pelo descompasso pedagógico. O choque entre o interior e a metrópole é atemporal.

O ambiente opressor e o baixo aproveitamento acadêmico levaram-no a cancelar sua matrícula em 1927. Este fracasso institucional ecoaria de forma dolorosa e autobiográfica nas desventuras escolares de seu grande protagonista ficcional, Alfredo.

Hoje, o estudo exige estrutura. Tenha o melhor desempenho acadêmico e profissional equipando seu espaço. Veja os melhores equipamentos de Informática aqui.

Aos 19 anos, envolto em frustrações e na necessidade de forjar o próprio destino, Dalcídio embarcou em 1928 no navio Duque de Caxias, rumo ao Rio de Janeiro.

Na efervescente capital federal, enfrentou extremas dificuldades financeiras. Trabalhou inicialmente como lavador de pratos no Café e Restaurante São Silvestre, no bairro da Saúde.

Posteriormente, logrou obter uma posição como revisor na célebre revista feminina Fon-Fon, embora sem remuneração. Isso representou seu primeiro contato formal com o ambiente editorial sudestino.

Trajetória Profissional, Retorno à Amazônia e Vida Familiar

As agruras financeiras forçaram seu retorno a Belém em 1929, viajando no mesmo navio que o levara. A viagem de volta foi um divisor de águas intelectual.

Dalcídio dedicou-se avidamente à leitura de clássicos da literatura portuguesa e poetas nacionais emprestados por um amigo, o Dr. Raynero Maroja.

Maroja, recém-nomeado Intendente Municipal de Gurupá, no Baixo Amazonas, enxergou o potencial do jovem e o nomeou Secretário Tesoureiro da Intendência.

💰 Quer aproveitar melhor essas oportunidades no mundo digital?

Hoje você não precisa viajar de navio para publicar suas ideias e gerar renda. O mundo digital permite que você crie seu próprio portal, blog ou loja virtual com facilidade e baixo custo.

🚀 Clique aqui e lance seu site hoje mesmo com a Hostinger →

E para viver a essência do Norte de onde estiver: Visite a loja Veropeso.shop.

Foi imerso no isolamento e na profunda realidade ribeirinha de Gurupá, em 1929, que Dalcídio redigiu a primeira versão daquele que seria o seu magnum opus, o romance Chove nos Campos de Cachoeira.

Ele deixou o cargo em novembro de 1930 para trabalhar como caixeiro e preceptor na região das ilhas, ensinando as primeiras letras aos filhos do comerciante Pais Barreto.

Em 1931, regressou definitivamente a Belém, sendo nomeado auxiliar de gabinete da Interventoria do Estado.

A década de 1930 consolidou o amadurecimento pessoal e intelectual de Dalcídio, que passou a conciliar a vida de funcionário público com uma intensa atuação na imprensa paraense.

Escreveu para veículos como O Imparcial, A Crítica, O Estado do Pará, e atuou como secretário da Revista Escola.

No âmbito pessoal, casou-se em 26 de setembro de 1935 com a datilógrafa Guiomarina Luiza Freire. Dessa união nasceram quatro filhos: Alfredo, João Sérgio, José Roberto e Margarida Maria.

Militância Política, Prisões e a Consagração Intelectual

Intelectual marxista orgânico e comunista declarado, Dalcídio Jurandir vinculou-se à Aliança Nacional Libertadora (ANL) e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Sua militância antifascista e a defesa irrestrita dos trabalhadores o colocaram na mira da repressão do governo de Getúlio Vargas.

O autor conheceu o cárcere em duas ocasiões traumáticas: permaneceu detido por dois meses em 1936 e sofreu uma nova prisão em 1937, ficando retido por três a quatro meses.

Após sua soltura, retornou ao Marajó em 1938, atuando como inspetor escolar, período em que refinou sua observação das mazelas educacionais do interior.

A partir da década de 1940, alternando sua residência entre Belém e o Rio de Janeiro, Dalcídio consolidou-se não apenas como romancista, mas como um influente redator e repórter.

Trabalhou em importantes veículos da imprensa operária, chegando a atuar ao lado do escritor Jorge Amado em 1956 na revista Para Todos.

Atuou também como redator do Serviço Especial de Saúde Pública do governo federal. Visitou a União Soviética em 1952 e o Chile em 1953.

Após uma vida dedicada à literatura e ao jornalismo combativo, Dalcídio Jurandir faleceu em 16 de junho de 1979, aos 70 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

O Contexto Histórico, Político e Social: A Amazônia na Virada

Compreender a envergadura do projeto literário de Dalcídio Jurandir exige uma imersão nas profundas e traumáticas transformações socioeconômicas que marcaram a região Norte.

A Ruína do Fausto da Borracha e o Cenário de Decadência

O cenário histórico basilar que atravessa os romances de Dalcídio é a agonia pós-primeiro Ciclo da Borracha (1870-1920).

Durante décadas, o monopólio da extração do látex financiou um período de opulência conhecido como Belle Époque amazônica, que dotou Belém e Manaus de palacetes e teatros monumentais.

Transforme seu próprio espaço com elegância e conforto, sem precisar da opulência do passado. Renove seus Móveis e Eletrodomésticos hoje mesmo.

Contudo, com a feroz concorrência da borracha cultivada na Ásia a partir da década de 1910, o preço do produto despencou no mercado internacional.

Isso arrastou toda a cadeia econômica regional para um abismo financeiro irreversível. Dalcídio tornou-se o arquivista estético dessa falência.

A classe dominante viu seus palacetes serem devorados pelo tempo e pelos cupins. Em contrapartida, as populações ribeirinhas enfrentaram uma pauperização crônica.

O Modernismo, o Romance de 30 e a Recusa ao Jdanovismo

No plano estético, o Brasil vivia a consolidação do Modernismo, inclinado ao romance regionalista e à denúncia social. Nomes como Graciliano Ramos e Jorge Amado cartografavam suas regiões.

Dalcídio inova ao propor um “realismo telúrico” internalizado. Ele repudia o olhar exótico de “fora para dentro” e estabelece uma narrativa empírica feita de dentro das entranhas do Pará.

Aqui está o ponto mais importante: Apesar de sua militância comunista, Dalcídio demonstrou uma integridade literária ímpar ao recusar a rigidez da doutrina oficial, que exigia uma arte panfletária e maniqueísta.

Um exemplo categórico ocorreu quando o PCB lhe encomendou um romance sobre o operariado gaúcho. O resultado foi Linha do Parque.

Dalcídio produziu uma obra de alta complexidade psicológica, focada nas tensões humanas reais e não em cartilhas ideológicas, o que resultou em um boicote editorial temporário pelos seus próprios meios

Principais Realizações e a Estética da “Aquonarrativa”

A mais notável contribuição de Dalcídio à literatura é a edificação do Ciclo do Extremo Norte, um projeto estrutural e narrativo comparável às maiores sagas da literatura ocidental.

A Genialidade do Conceito de “Aquonarrativa”

Teóricos e críticos literários cunharam o conceito metodológico da “Aquonarrativa”. Este paradigma estabelece que a água em Dalcídio transcende o mero cenário geográfico.

A chuva, o rio, a lama periférica convertem-se em substância estilística, sintática e em profundo estado psicológico.

A linguagem é “encharcada”, fluida e abundante, marcada por orações alongadas que diluem as fronteiras entre o eu e o espaço.

Isso atua como um contraponto exato à “Sedenarrativa” de Graciliano Ramos, que traduz a escassez da seca por meio de uma sintaxe árida e cortante.

Prêmios, Reconhecimento Institucional e Jornalismo

O manuscrito de Chove nos Campos de Cachoeira venceu o Prêmio Dom Casmurro em 1940. Pela publicação de Belém do Grão-Pará, conquistou prêmios influentes em 1960.

O coroamento absoluto ocorreu em 1972, agraciado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) com o Prêmio Machado de Assis, recebendo a láurea das mãos de Jorge Amado.

Obras Principais: O Mergulho no Extremo Norte

A grandiosidade do legado repousa na engenharia narrativa de seus 11 romances. A jornada de Alfredo, seu alter-ego, espelha o rito de passagem de uma região em agonia.

Título da Obra Ano Foco Temático e Geográfico
Chove nos Campos de Cachoeira 1941 Cachoeira (Marajó). A gênese da angústia.
Marajó 1947 Latifúndios marajoaras e a opressão.
Belém do Grão-Pará 1960 Belém. Ruína oligárquica e a metrópole.
Passagem dos Inocentes 1963 Belém (Umarizal). O submundo e a lama.
Ribanceira 1978 Baixo Amazonas. O desmoronamento final.

A Jornada Mítica e a Ruína Material: Análise das Obras

O ciclo é inaugurado sob o impacto da chuva intermitente. Alfredo é um menino dilacerado entre o mundo ancestral e a tragédia imediata.

Em Três Casas e um Rio, os conflitos se adensam sobre sua identidade miscigenada. Para suportar os desejos de fuga, Alfredo apega-se a um “caroço de tucumã”.

Marajó é uma anomalia estrutural fascinante, a mais feroz denúncia da estrutura fundiária da literatura amazônica, desnudando as relações semifeudais de trabalho.

Com Belém do Grão-Pará, o projeto transita para o urbano. Alfredo torna-se o observador de uma decadência implacável da família Alcântara, ex-barões da borracha.

Passagem dos Inocentes é o momento de virada na sofisticação formal, mergulhando no fluxo de consciência. A verdadeira protagonista é a lama periférica do Umarizal.

Em Primeira Manhã e Ponte do Galo, a ilusão da educação desmorona. O menino depara-se com o racismo estrutural e a exclusão escolar.

A saga encerra-se magistralmente em Ribanceira. Utiliza o fenômeno das “terras caídas” como alegoria avassaladora para o colapso da Amazônia e do herói.

Curiosidades Literárias, Culturais e Processo Criativo

  • A Academia do Peixe Frito: Dalcídio foi membro dessa confraria boêmia em Belém. Discutiam matrizes afro-indígenas comendo peixe frito com açaí. Uma antítese à elitista Academia Paraense.
  • Os 4.500 Erros: A edição original de Belém do Grão-Pará chegou ao mercado com impressionantes 4.500 erros de revisão, mostrando o descaso editorial do Sudeste.
  • O Camelo de Graciliano: Graciliano Ramos comparou Dalcídio a um camelo, devido à sua teimosia, resiliência silenciosa e capacidade de suportar adversidades.
  • O Dia de Alfredo: A efeméride (16 de junho) homenageia o escritor e seu protagonista, celebrando a resiliência marajoara.

Reviva a história com som e imagem de alta fidelidade. Invista nas melhores TVs e Equipamentos de Vídeo do mercado.

Documentos, Fotografias Históricas e Linha do Tempo

O arquivo do Instituto Dalcídio Jurandir no Rio de Janeiro abriga mais de 750 livros de sua biblioteca e inestimáveis manuscritos originais.

A cronologia essencial mostra a força de sua jornada: desde a prisão pelo governo Vargas (1936), o Prêmio Dom Casmurro (1940), até a consagração na ABL (1972).

O Legado: Relevância Histórica e Contemporânea

Se você chegou até aqui… já percebeu que Dalcídio Jurandir é um gigante incontornável da nossa história.

Sua obra não é um “regionalismo estrito”, mas um monumento de envergadura universal. Ele deu voz e carne à “aristocracia do pé no chão”.

As prostitutas de cais, as lavadeiras envelhecidas e os vaqueiros assalariados não são reduzidos a caricaturas, mas elevados a sujeitos históricos com memória cultural rica.

Sua literatura foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, o mais elevado selo institucional de pertencimento da sua produção à alma amazônida.

Em tempos de discussões sobre preservação de biomas e saberes periféricos, as águas de sua “aquonarrativa” continuarão, inclementes, a invadir a consciência do Brasil.

📢 Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com alguém que precisa ler isso. Ajude a valorizar a literatura profunda e a história pulsante da nossa Amazônia.

🚀 Quer ir muito além?

Acompanhe nossos conteúdos e descubra oportunidades, histórias de vida brilhantes e estratégias que pouca gente conhece.



Acesse agora e fique por dentro →

 

Artigo Completo escrito em Português Paraense

A Nova Cara da Amazônia na Nossa Literatura Pai d’égua

A história da nossa literatura no Brasil sempre puxou a sardinha lá pro eixo Sudeste, mas a gente tem uns cabocos muito cabeças que mostraram o nosso Norte di rocha. Enquanto o sertão nordestino achou quem falasse sem embaçamento com o Graciliano Ramos e o João Guimarães Rosa, e o lance do cacau baiano ficou maceta na voz do Jorge Amado, a nossa Amazônia téba e cheia de rolos tem como o cara mais escovado pra contar nossa história o nosso parente Dalcídio Jurandir Ramos Pereira.

O bicho era jornalista, escrevia livros e era um pulso que não levava desaforo pra casa. Ele não só botou a Amazônia na roda das histórias porrudas do Brasil, como mudou di rocha o jeito que a galera olhava pra cá. Dalcídio tirou aquelas potocas folclóricas de visagem e a visão metida a merda de quem vinha de fora, pra mostrar a realidade nua e crua do nosso chão, sem lero lero.

O Trampo Que Não Dá Prego

O motivo do Dalcídio ser o cara principal pra nossa literatura tá no seu trampo pai d’égua, o famoso “Ciclo do Extremo Norte”. É uma história que não dá prego, composta por dez livros que acompanham, por quase quarenta anos, a perambulação, o sufoco social e a cabeça do povo. Tudo isso se passa entre a roça dos ricaços e as beiradas da cidade.

Por causa do papo desse bicho, a Amazônia deixa de ser só aquela selva braba e cheia de pavulagem romântica, e mostra que é palco de um pé de porrada social muito feio:

  • A queda dos barões metidos depois do Ciclo da Borracha.

  • A dureza dos ribeirinhos que tavam na roça, ou seja, totalmente lisos e sem grana.

  • As brigas nas beiradas cheias de tijuco de Belém.

  • A luta diária de uma galera de respeito que cresceu à pulso, sem muitos cuidados.

Um Retrato Sem Embaçamento

O mano fez um retrato da nossa gente onde os causos, a nossa história e a água dos nossos igarapés não são só enfeite, mas sim a base que forma a cabeça dos personagens dele. Isso tudo deixa quem tá lendo matutando, prestando atenção em cada detalhe.

O que ele escreveu serve di rocha como um documento de um povo dividido, mas que vai além de só um papel de estudioso. Tudo isso acontece por causa de um capricho literário só o filé, marcado por ele botar os pensamentos pra fluir soltos, naquela falação com os próprios botões e um papo livre e totalmente invocado.

Dicionário Caboco do Artigo

Pra quem é de fora e tá lendo a gente, segue o bizu pra não ficar boiando nas palavras:

Gíria / Expressão O que significa na nossa terra
Pai d’égua

Algo muito legal, excelente ou ótimo.

Caboco (a)

Interiorano, pessoa simples com costumes próprios ou mistura do indígena com o branco.

Di rocha

Significa “de verdade”, “pra valer” ou “com certeza”.

Visagem

Assombração, alma penada ou seres sobrenaturais que aparecem pros medrosos.

Tijuco

Lama preta, atoleiro ou pântano.

Matutando

Quando a pessoa está intrigada e busca ligar um fato ao outro.

#Dulcídio Jurandir Imagem restaurada com IA

De Ponta de Pedras aos Círculos Intelectuais vBrasileiros

Origens Familiares e os Primeiros Anos no Marajó

Dalcídio Jurandir Ramos Pereira nasceu em 10 de janeiro de 1909, na Vila de Ponta de Pedras, localizada na Ilha do Marajó, estado do Pará, filho de Alfredo Pereira e Margarida Ramos13. Nascido em um modesto chalé à beira do rio, o futuro romancista carregaria desde a primeira infância a influência inescapável da paisagem aquática e do ethos ribeirinho14. Apenas um ano após o seu nascimento, em 1910, a família transferiu-se para a Vila de Cachoeira do Arari, também no arquipélago marajoara, cenário que ele viria a eternizar em sua obra de estreia literária14.

A ascendência da família Pereira remonta a fazendeiros e comerciantes, membros de uma oligarquia amazônica que sofreu um declínio vertiginoso provocado pela falência do primeiro Ciclo da Borracha e pelas transformações econômicas da transição do século XIX para o XX6. Foi nesse ambiente de ruína social e econômica, contrastado com a exuberância da natureza, que Dalcídio foi criado. Alfabetizado inicialmente por sua mãe, ele ingressou formalmente na Escola Mista Estadual em 1916, sob a tutela da professora Lucinda Simões, e completou o curso primário fundamental com o professor Francisco Leão em 192114. No seio de sua família, acreditava-se firmemente que o letramento e a aquisição de capital simbólico seriam os únicos meios capazes de recolocá-los no status social outrora habitual16.

Formação Intelectual e o Choque com a Metrópole

Impulsionado pelas ambições familiares, o jovem Dalcídio foi enviado a Belém em 1922, aos treze anos, para dar continuidade aos estudos em instituições de maior prestígio, matriculando-se no 3º ano elementar do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, onde obteve o certificado de estudos primários em 192413. No ano seguinte, após exames de admissão, ingressou no tradicional Ginásio Paes de Carvalho13. Contudo, a adaptação do jovem interiorano à capital foi marcada por intensos atritos socioculturais e pelo descompasso pedagógico. O ambiente opressor e o baixo aproveitamento acadêmico levaram-no a cancelar sua matrícula em 192716. Este fracasso institucional ecoaria de forma dolorosa e autobiográfica nas desventuras escolares de seu grande protagonista ficcional, Alfredo17.

Aos 19 anos, envolto em frustrações e na necessidade de forjar o próprio destino, Dalcídio embarcou em 1928 no navio Duque de Caxias, do Loide Brasileiro, rumo ao Rio de Janeiro14. Na efervescente capital federal, enfrentou extremas dificuldades financeiras. Trabalhou inicialmente como lavador de pratos no Café e Restaurante São Silvestre, no bairro da Saúde5. Posteriormente, logrou obter uma posição como revisor na célebre revista feminina Fon-Fon, embora sem remuneração, o que representou seu primeiro, ainda que precário, contato formal com o ambiente editorial sudestino5.

Trajetória Profissional, Retorno à Amazônia e Vida Familiar

As agruras financeiras forçaram seu retorno a Belém em 1929, viajando no mesmo navio que o levara. A viagem de volta foi um divisor de águas intelectual, pois Dalcídio dedicou-se avidamente à leitura de clássicos da literatura portuguesa e poetas nacionais que lhe foram emprestados por um amigo, o Dr. Raynero Maroja14. Maroja, recém-nomeado Intendente Municipal de Gurupá, no Baixo Amazonas, enxergou o potencial do jovem e o nomeou Secretário Tesoureiro da Intendência14.

Foi imerso no isolamento e na profunda realidade ribeirinha de Gurupá, em 1929, que Dalcídio redigiu a primeira versão daquele que seria o seu magnum opus, o romance Chove nos Campos de Cachoeira14. Ele deixou o cargo em novembro de 1930 para trabalhar como caixeiro e preceptor na região das ilhas, ensinando as primeiras letras aos filhos do comerciante Pais Barreto14. Em 1931, regressou definitivamente a Belém, sendo nomeado auxiliar de gabinete da Interventoria do Estado13.

A década de 1930 consolidou o amadurecimento pessoal e intelectual de Dalcídio, que passou a conciliar a vida de funcionário público com uma intensa atuação na imprensa paraense, escrevendo para veículos como O Imparcial, A Crítica, O Estado do Pará, e atuando como secretário da Revista Escola13. No âmbito pessoal, casou-se em 26 de setembro de 1935 com a datilógrafa Guiomarina Luiza Freire. Dessa união nasceram quatro filhos: Alfredo (nascido em 1936 e tragicamente falecido aos 11 meses), João Sérgio (1937), José Roberto (1940) e Margarida Maria (1942)16.

Militância Política, Prisões e a Consagração Intelectual

Intelectual marxista orgânico e comunista declarado, Dalcídio Jurandir vinculou-se à Aliança Nacional Libertadora (ANL) e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB)15. Sua militância antifascista e a defesa irrestrita dos trabalhadores o colocaram na mira da repressão do governo de Getúlio Vargas. O autor conheceu o cárcere em duas ocasiões traumáticas: permaneceu detido por dois meses em 1936 e sofreu uma nova prisão em 1937, ficando retido por três a quatro meses13. Após sua soltura, retornou ao Marajó em 1938, atuando como inspetor escolar, período em que refinou sua observação das mazelas educacionais do interior13.

A partir da década de 1940, alternando sua residência entre Belém e o Rio de Janeiro, Dalcídio consolidou-se não apenas como romancista, mas como um influente redator e repórter em importantes veículos da imprensa operária e intelectual, incluindo os jornais Imprensa Popular, O Radical, Voz Operária, Tribuna Popular, e as revistas Diretrizes e Para Todos, chegando a trabalhar nesta última ao lado do escritor Jorge Amado em 19565. Atuou também como redator do Serviço Especial de Saúde Pública do governo federal15.

Seu trânsito como intelectual ligado ao PCB rendeu-lhe viagens significativas na década de 1950, visitando a União Soviética em 1952 e o Chile em 1953, onde participou do Congresso Continental de Cultura14. Após uma vida dedicada à literatura, ao jornalismo combativo e à representação da cultura amazônica, Dalcídio Jurandir faleceu em 16 de junho de 1979, aos 70 anos, na cidade do Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista13.

#Dulcídio Jurandir Imagem restaurada com IA

A Vida do Bicho: Lá de Ponta de Pedras até a Roda dos Sabidos do Brasil

As Raízes e o Começo Lá no Marajó O nosso caboclo Dalcídio Jurandir Ramos Pereira nasceu em 10 de janeiro de 1909, lá na Vila de Ponta de Pedras, no Marajó. Filho do seu Alfredo Pereira e da dona Margarida Ramos. O curumim nasceu num chalé simples na beirada do rio, e desde piquixito já carregava a água dos nossos rios e o jeito ribeirinho no sangue. Quando ele tinha só um ano, em 1910, a cambada toda se mudou pra Vila de Cachoeira do Arari, o lugar que ele ia eternizar no seu primeiro livro pai d’égua.

A família do cara vinha de fazendeiro e comerciante, uma galera que era buiada mas levou um baque feio com a queda da Borracha na virada do século. Foi no meio dessa pindaíba, contrastando com a lindeza da nossa mata, que o Dalcídio cresceu à pulso. Alfabetizado primeiro pela mãe, o moleque meteu a cara nos estudos formais em 1916 e completou o primário em 1921. A família dele botava fé que só o estudo e a sabedoria poderiam tirar eles daquela situação e devolver o respeito que eles tinham antes.

O Estudo e o Baque na Metrópole Cheio de vontade de vencer na vida, mandaram o garoto pra Belém em 1922, com 13 anos, pra estudar numas escolas mais cabulosas. Ele meteu a cara no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e depois conseguiu entrar no tradicional Ginásio Paes de Carvalho. Só que a adaptação do interiorano na cidade grande não foi de maciota. O ambiente era pesado, os professores eram carrancudos e o rendimento dele foi muito palha, fazendo ele cancelar a matrícula em 1927. Essa tristeza toda serviu de inspiração pra história do seu grande personagem, o Alfredo.

Aos 19 anos, meio jururu das ideias, o Dalcídio pegou o beco de Belém em 1928 num navio chamado Duque de Caxias e foi parar lá no Rio de Janeiro. Na capital federal, o bicho tava na roça, liso e cheio de dificuldade. Começou trabalhando de lavador de prato num café, mas o cara era inteligente e logo arrumou uma vaga de revisor na revista Fon-Fon, mesmo sem ganhar um tostão furado. Esse foi o primeiro contato dele com o mundo dos jornais de fora.

O Trampo, a Volta pra Beirada e a Família A falta de grana fez ele pegar o beco de volta pra Belém em 1929 no mesmo navio. Na viagem de volta, o cara não ficou de touca: leu um monte de livro clássico que um chegado, o Dr. Raynero Maroja, tinha emprestado. Esse doutor viu que o Dalcídio era muito cabeça e botou ele como Secretário Tesoureiro lá na Intendência de Gurupá.

Foi lá naquele fim de mundo, no isolamento do interior, que o Dalcídio começou a matutar e escreveu a primeira versão do seu livro mais maceta, o “Chove nos Campos de Cachoeira”. Em 1930, ele largou o cargo pra ensinar os filhos de um comerciante a ler, e em 1931, regressou de vez pra Belém pra trampar no governo. A década de 30 foi só o filé pro amadurecimento dele. Virou jornalista escovado, escrevendo pra um bocado de jornais de Belém. Nisso, casou com a Guiomarina em 1935 e teve quatro filhos.

Briga por Justiça, Prisões e o Reconhecimento Pai d’Égua O bicho era um pulso na política. Intelectual e comunista sem embaçamento, ele defendia os trabalhadores e não levava desaforo pra casa. Por bater de frente com o governo Vargas, o cara conheceu o xadrez duas vezes: ficou preso em 1936 e 1937. Soltaram ele, e em 1938 ele voltou pro Marajó como inspetor de escola, vendo de perto a malineza que era a educação no interior.

Dos anos 40 pra frente, ficando entre Belém e Rio, ele se consolidou. Escreveu pra jornais importantes da classe operária e chegou a trabalhar do lado [ilharga] do grande Jorge Amado. O cara manjava tanto que até viajou pra União Soviética e pro Chile nos anos 50. Depois de uma vida toda dedicada a espalhar os causos da nossa Amazônia, ele escafedeu-se (faleceu) no dia 16 de junho de 1979, aos 70 anos, no Rio de Janeiro. Já era, mas a história dele ficou selada pra sempre!

Principais Feitos e a Estética da “Aquonarrativa”

A contribuição mais firme e pai d’égua do Dalcídio Jurandir pra literatura brasileira é ter erguido o “Ciclo do Extremo Norte”, um projeto narrativo que bate de frente com as maiores sagas da gringa. Conhecido na teoria literária europeia como romance-rio, é uma história maceta que segue a correnteza da história e o vai e vem dos mesmos personagens. Tudo isso é montado em dez romances que formam um painel gigante sobre a vida e a sociedade da nossa galera.

A Genialidade do Papo de “Aquonarrativa”

Quando foram destrinchar o jeito único do Dalcídio escrever, os sabidos da literatura, principalmente o pesquisador Paulo Nunes, inventaram o termo “Aquonarrativa”. Essa ideia mostra que, pro Dalcídio, a água (seja aquele pau d’água que não passa, o rio, o igarapé, o igapó, a cheia na cidade e o tijuco das periferias) vai além de ser só o cenário e vira o próprio estilo de escrita e o estado de espírito dos personagens. A linguagem do mano é encharcada, flui que é uma beleza, cheia de frases compridas que batem fundo nos pensamentos de quem tá matutando na história, misturando a pessoa com o espaço ao redor.

Esse termo bate de frente com a “Sedenarrativa”, conceito usado pra falar da obra do Graciliano Ramos. Enquanto o escritor alagoano do Vidas Secas mostra a secura absoluta e a brutalidade do sertão com palavras curtas e secas, o nosso Dalcídio mostra o toró que não para e a água toda do Marajó e de Belém com uma estrutura cheia de caminhos fluviais. Esses dois estilos são só o creme mano da arte de mostrar a geografia na literatura do século XX.

Prêmios, Moral e Jornalismo

Ser muito cabeça rendeu pro Dalcídio prêmios de muito peso, que confirmaram a entrada dele na elite da literatura, mesmo com a caninga e as barreiras de ser um escritor do Norte. A primeira vez que ele estourou foi quando o texto de Chove nos Campos de Cachoeira faturou o cobiçado Prêmio Dom Casmurro em 1940, brigando de igual pra igual com mais de 50 livros do Brasil todo.

Um tempão depois, por causa do livro Belém do Grão-Pará, ele levou o Prêmio Paula Brito (1960) lá no Rio, e o Prêmio Luíza Cláudio de Sousa (1960). Mas o que consagrou o cara di rocha foi em 1972, quando a Academia Brasileira de Letras deu pra ele o prestigioso Prêmio Machado de Assis, premiando o conjunto da sua obra que é só o filé. Numa cerimônia cheia de moral, o Dalcídio recebeu a láurea das mãos do seu grande chegado e amigo, Jorge Amado.

Junto com isso, o trampo dele no jornalismo andava na ilharga com os livros. Como repórter e articulista, o Dalcídio misturou a literatura com a briga por justiça, metendo a cara pra mostrar a luta dos trabalhadores, o combate contra o fascismo e o abandono da galera que vivia na beirada, firmando uma visão ética que ele mesmo chamava de defender a “aristocracia dos pés no chão”.

#Dulcídio Jurandir Imagem restaurada com IA

Aqui está o artigo adaptado com muito orgulho para o nosso linguajar, feito sob medida para a galera do portal ver-o-peso.com!

As Obras Mais Macetas: O Mergulho Lá no Extremo Norte

A moral e a grandeza do que o Dalcídio deixou pra nós é pai d’égua, e isso a gente vê na engenharia da história dos seus 11 romances que o mano publicou enquanto tava vivo. A saga do Ciclo do Extremo Norte vai na ilharga, do primeiro ao último livro, acompanhando o amadurecimento do Alfredo, que o próprio escritor falava sem embaçamento que era o seu alter-ego.

Os causos do Alfredo, que na ficção vão desde quando ele era um curumim de 10 anos até virar um rapaz de 20, lá pelas décadas de 1920 e 1930, mostram di rocha o rito de passagem de uma região que tava na roça e sofrendo mais que cachorro de feira com um monte de baque econômico e social.

A tabela abaixo sintetiza o escopo de suas principais publicações, que serão detalhadas a seguir:

Título da Obra Ano de Publicação Foco Temático e Geográfico Posição no Ciclo
Chove nos Campos de Cachoeira 1941 Cachoeira (Marajó). A gênese da angústia e o mito. 1º
Marajó 1947 Latifúndios marajoaras. A opressão dos vaqueiros. 2º
Três Casas e um Rio 1958 Cachoeira. Identidade racial, rituais e fuga infantil. 3º
Linha do Parque 1959 Rio Grande do Sul. O operariado e as tensões sindicais. (Fora do Ciclo)
Belém do Grão-Pará 1960 Belém. A ruína oligárquica e a chegada à metrópole. 4º
Passagem dos Inocentes 1963 Belém (Umarizal). O submundo, a lama periférica e a memória. 5º
Primeira Manhã 1968 Belém (Ginásio). Racismo estrutural e exclusão escolar. 6º
Ponte do Galo 1971 Belém. A transição etária e as fronteiras espaciais. 7º
Os Habitantes 1976 Belém. A pobreza urbana e os conflitos geracionais. 8º
Chão dos Lobos 1976 Interior. O retorno ao luto, à natureza e à lenda. 9º
Ribanceira 1978 Baixo Amazonas. O desmoronamento final do herói e do espaço. 10º

A Jornada das Visagens e a Ruína Material: Analisando as Obras

Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Três Casas e um Rio (1958)

O ciclo começa debaixo de um pau d’água que não passa e alaga a Vila de Cachoeira. Em Chove nos Campos de Cachoeira, a gente conhece o Alfredo, um curumim dividido entre o mundo antigo das amas que lhe contam causos das beiradas dos rios (tipo a lenda da Matinta Perera) e a desgraça logo ali na frente, representada por seu parceiro de história, o irmão mais velho Eutanázio, que tirou a própria vida e deixou o romance num clima mó jururu12.

Já no livro Três Casas e um Rio, os rolos do Alfredo só aumentam em cima da sua identidade misturada de caboco: ele é filho da Dona Amélia, uma mulher negra de respeito, e do Major Alberto, um homem branco que no passado era buiado, mas que agora tá na roça perdendo tudo21. Pra aguentar a consumição e a cuíra de pegar o beco e fugir pra estudar em Belém, o Alfredo se agarra num “caroço de tucumã”, que serve pra ele que nem um muiraquitã (amuleto) mágico e junta todos os pensamentos e sonhos dele de se salvar através do estudo17.

Endereço:

Av. Cel. Bento Miranda, 84

Aqui está a continuação da análise das obras, traduzida di rocha para o nosso bom e velho linguajar caboclo, feita exclusivamente para a galera do portal ver-o-peso.com!

A Jornada das Visagens e a Ruína Material: O Resto da Saga

Marajó (1947) O segundo livro do ciclo é um ponto fora da curva, pai d’égua demais, porque é o único que não tem o curumim Alfredo contando a história. O bicho pega aqui na denúncia feroz sobre como os donos de terra, cheios de pavulagem, exploravam sem dó os vaqueiros do arquipélago. O Dalcídio foca no romance social, mostrando a escravidão disfarçada e as relações de trabalho escrotas na planície marajoara.

Belém do Grão-Pará (1960) Quando o Alfredo finalmente pega o beco pra Belém pra estudar, a história sai do mato e vai pra cidade. Ele vai morar com a família Alcântara, uns ex-barões da borracha que colapsaram e agora tão na roça. O moleque vira o espectador de uma decadência braba: o velho Virgílio tá falido, morando numa casa que o cupim tá comendo, e acaba se metendo com contrabando. E ainda tem a visagem cadavérica de uma prostituta no piano, que aparece como o fantasma de uma modernidade podre que o dinheiro deixou pra trás.

Passagem dos Inocentes (1963) Aqui os críticos dizem que o Dalcídio manja muito e dá uma virada no estilo, metendo um fluxo de consciência só o filé. A história se passa no tijuco do Umarizal, toda alagada. A gente acompanha não só o Alfredo, mas as memórias da Dona Cecé, lembrando da juventude e da velhice na pindaíba. Mas a protagonista di rocha mesmo é a lama, o espaço que aprisiona a galera marginalizada no submundo depois da borracha, mostrando uma Belém que os engravatados queriam esconder tapando o sol com a peneira.

Primeira Manhã (1968) e Ponte do Galo (1971) Aquele papo de que o estudo ia salvar o caboco vai por água abaixo. Em Primeira Manhã, no colégio de rico Barão do Rio Branco, o moleque sofre com o racismo e a zuação por ser do interior, levando muita mijada das instituições de elite. É o livro da “má educação”, onde o “caroço de tucumã” perde a força todinha, mostrando que as raízes dele foram esbandalhadas. Já em Ponte do Galo, bater perna pelas pontes de Belém reflete a travessia dolorosa dele pro cinismo e pra vida adulta, ficando casca grossa.

Os Habitantes (1976), Chão dos Lobos (1976) e Ribanceira (1978) Na reta final, a história vira um furdunço de vozes cheias de ódio e ressentimento. Em Os Habitantes, a briga de classe atinge o limite entre a herdeira Graziela e a cabocla Luciana. Chão dos Lobos traz de volta os causos dos mitos selvagens, com o Curupira, pra tentar resistir à cidade grande.

A saga fecha selada e magistralmente em Ribanceira (1978), lá no Baixo Amazonas. O romance usa o fenômeno das “terras caídas” — os barrancos caindo com a força do rio — como uma alegoria maceta pro baque da própria Amazônia depois da borracha e pra queda do nosso herói. Alfredo, já um homem nos seus 20 anos, termina o ciclo meio leso, sem ilusão e sem rumo, representando uma geração que ficou paralisada e sofreu mais que cachorro de feira com a ruína econômica da década de 1930.

Curiosidades Pai d’égua

Cultura e o Jeito de Matutar

A Academia do Peixe Frito Lá pelos anos 20 e 30, o Dalcídio era um dos cabeças de uma galera que gostava de um furdunço literário e de ficar perambulando por Belém: a famosa “Academia do Peixe Frito”. Juntando os cabocos sabidos, poetas (como o Bruno de Menezes) e jornalistas naquelas barracas simples de beirada que vendiam peixe frito com açaí, o grupo ficava discutindo as nossas raízes afro-indígenas e a vida de quem tava na roça. Era uma roda feita pra bater de frente, sem embaçamento, com a pavulagem da elitista Academia Paraense de Letras. Essa “escola das ruas”, como dizem os estudiosos, vacinou o Dalcídio contra papo furado de gente metida a merda, fazendo ele escrever usando a fala e a miséria do povo miúdo, que sofria mais que cachorro de feira.

O Descaso das Editoras e os 4.500 Erros A caninga que os escritores daqui do Norte passavam pra ser lidos e respeitados pelo eixo Rio-São Paulo fica na cara quando a gente vê o histórico dos livros do Dalcídio. Mesmo tendo chegados que botavam fé no trabalho dele, tipo o Jorge Amado, ele sempre foi mal editado. É de cair o cu da bunda saber que as pesquisas de hoje mostram que a edição original de Belém do Grão-Pará chegou no mercado com inacreditáveis 4.500 erros de digitação e revisão! A distribuição muito palha e as editoras do Sudeste dando o migué atrasaram muito o mano de ser reconhecido di rocha enquanto tava vivo.

O Jeitão “Gauche” e o Camelo do Graciliano O processo de criar e a vida do Dalcídio eram marcados por ele ser meio embiocado no canto dele. A roda de escritores lá do Rio achava que o bicho era anti-social e carrancudo. O Graciliano Ramos, que também era conhecido por ser casca grossa, chegou a chamar o Dalcídio de camelo, porque o cara era teimoso, duro na queda e aguentava as pancadas da vida sem dar passamento.

O Dia de Alfredo Pra tu ver como o cara é o bicho na história do nosso Estado, em 2016, a galera da “Sociedade Amigos da Academia do Peixe Frito” cravou o dia que ele escafedeu-se (16 de junho) como o Dia de Alfredo. Essa data selada homenageia não só o escritor, mas também o personagem principal dele, celebrando a força e a resistência da nossa população marajoara.

Papéis e Fotos Antigas: Guardando a Nossa História Di Rocha

Pra galera que estuda e pras instituições que tão querendo mostrar e não deixar dar o bug na memória material do Dalcídio Jurandir, ir atrás de fotos e documentos antigos é uma parada de suma importância. A dica é caçar e entender o contexto desses registros históricos, mas te orienta pra respeitar as leis de direitos autorais junto aos herdeiros ou ver se a parada já caiu em domínio público, pra não levar uma mijada da justiça!

  • As Fotos do Bicho e da Nossa Gente: É pai d’égua ver o contraste visual entre as fotos do Dalcídio na juventude — naquelas imagens meio embaçadas da época que ele era um pulso no ativismo político e nos jornais do Pará nos anos 1930 — e as fotografias famosas de 1972. O que mais chama atenção no meio dessas é a foto histórica lá no salão da Academia Brasileira de Letras. Nela, o Dalcídio, já com o rosto marcado pelo tempo, é cumprimentado com a maior festa pelo seu chegado Jorge Amado, quando recebeu o Prêmio Machado de Assis.

  • As Coisas do Dalcídio no Rio (Instituto na Casa de Rui Barbosa): Esse acervo foi criado em 2003 lá no Rio de Janeiro e guarda o tesouro intelectual do mano. O arquivo tem mais de 750 livros da biblioteca particular dele (muitos com anotações de quando ele tava matutando nas beiradas das páginas). O lugar também guarda os rascunhos valiosos dos seus romances e um bocado de cartas que ele trocou com os grandões da cultura do século XX, tipo o Cândido Portinari, o Graciliano Ramos e até uns intelectuais da União Soviética. Esses papéis são selados pra entender como ele criava as histórias.

  • As Capas dos Primeiros Livros: O visual das primeiras edições feitas pelas editoras Vecchi, Martins e José Olympio reflete bem a visão que o pessoal do Sul tinha sobre o Norte. Quem manja de fazer análise comparativa dessas artes, vê as tentativas das editoras de enquadrar a obra dele no mercado entre as décadas de 1940 e 1970, às vezes puxando pro lado exótico, às vezes pro lado social.

  • Os Jornais Antigos (Hemerotecas): Os recortes originais das páginas dos jornais onde ele meteu a cara (Imprensa Popular, Diretrizes, A Classe Operária, Fon-Fon) tão guardados nos arquivos da Biblioteca Nacional e nos arquivos públicos estaduais. Esses documentos provam que ele não tava de lero lero: ele intercalava a crítica literária, o texto contra os fascistas e a reportagem no meio do povo com uma facilidade que é só o filé.

Linha do Tempo: A História da Vida e da Obra

Pra tu ficar ligado e entender di rocha a mistura entre a vida desse caboco e os grandes marcos da nossa história literária nacional, espia bem aqui embaixo a cronologia essencial do Dalcídio, que é só o filé:

 

Ano Acontecimento Relevante na Trajetória de Dalcídio Jurandir
1909 Nascimento (10 de janeiro) na Vila de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó (PA)13.
1922 Transferência familiar para Belém em busca de ascensão educacional; matricula-se no Grupo Escolar Barão do Rio Branco13.
1928 Primeira migração para o Rio de Janeiro a bordo do Duque de Caxias. Enfrenta a pobreza trabalhando como lavador de pratos e revisor5.
1929 Retorno ao Pará. Nomeação em Gurupá (Baixo Amazonas), onde redige as primeiras páginas de Chove nos Campos de Cachoeira14.
1935-1937 Casamento com Guiomarina16. Intenso ativismo comunista (ANL/PCB). É preso politicamente pelo governo de Vargas em 1936 e 193713.
1940 Obtém a consagração crítica inicial ao vencer o cobiçado Prêmio Vecchi – Dom Casmurro no Rio de Janeiro5.
1941 Publicação de Chove nos Campos de Cachoeira, obra fundadora do “Ciclo do Extremo Norte”5.
1947 Lançamento de Marajó, um dos maiores marcos da ficção de denúncia contra o latifúndio no Brasil3.
1952-1953 Como intelectual engajado, participa de missões culturais viajando à União Soviética (1952) e ao Chile (1953)15.
1959-1960 Período de efervescência literária: publica Linha do Parque e o apoteótico romance urbano Belém do Grão-Pará18.
1972 Coroamento intelectual supremo: recebe o Prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo valor do conjunto de sua obra5.
1978 Finaliza o “Ciclo do Extremo Norte” com a publicação do décimo romance, Ribanceira5.
1979 Falecimento (16 de junho) no Rio de Janeiro. Início do processo de luto e posterior resgate póstumo de seu legado13.

O Legado de Dalcídio Jurandir: Relevância Histórica e Contemporânea

O legado de Dalcídio Jurandir opera em múltiplas instâncias que transcendem a fruição estética, posicionando-se como um patrimônio irrevogável da cultura, da antropologia e da sociologia brasileiras.

O Impacto na Historiografia Literária Brasileira e Amazônica: O exame da fortuna crítica revela que a magnitude da obra dalcidiana demorou décadas para furar o cerco da indiferença acadêmica sudestina3. Contudo, ensaístas de peso, como o filósofo Benedito Nunes, ratificaram que Dalcídio realizou o feito pioneiro de alçar a cena urbana da Amazônia à mais alta ficção brasileira, rompendo o estigma de que a literatura da região deveria limitar-se à exaltação ecológica ou à descrição de ribeirinhos idealizados27. Mais recentemente, as metodologias críticas delineadas pelo professor Paulo Nunes (“Aquonarrativa”) e as pesquisas de intelectuais como o professor Willi Bolle demonstraram que a obra de Dalcídio não é um “regionalismo estrito”, mas um monumento de envergadura universal23. O rigor estrutural com que Dalcídio mapeou a falência econômica de um território o equipara a grandes artífices do colapso no romance moderno.

A Representação Humana da Base Piramidal: A genialidade humanista de Dalcídio consistiu em dar voz, carne, complexidade psicológica e contradições morais à “aristocracia do pé no chão”7. As prostitutas de cais, as lavadeiras envelhecidas, as mães negras chefes de família, os seringueiros espoliados e os vaqueiros assalariados encontram nos dez volumes de Dalcídio um repositório onde não são reduzidos a caricaturas de miséria, mas elevados a sujeitos históricos, portadores de uma memória cultural rica e complexa, dotados de falhas trágicas e de sonhos desesperados de emancipação7.

Pesquisas Acadêmicas, Reedições e a Atualidade da Obra: Após décadas de relativo ostracismo editorial, o século XXI testemunha um renascimento explosivo do interesse por Dalcídio. Projetos de pesquisa robustos conduzidos nas universidades amazônicas (UFPA, UEPA, UNAMA), a reedição esmerada de suas obras por editoras independentes e regionais (como Marques Editora, Parágrafo, Folheando), e adaptações teatrais aclamadas, como o espetáculo Solo de Marajó, atestam a urgência e o vigor de sua literatura14. A envergadura dessa força motriz foi oficialmente sacramentada quando a obra de Dalcídio Jurandir foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, o mais elevado selo institucional de pertencimento da sua produção à alma amazônida43.

Em tempos de discussões latentes sobre a preservação não apenas dos biomas, mas dos saberes das populações originárias e periféricas, Dalcídio Jurandir ergue-se como um gigante incontornável. Enquanto existirem abismos sociais e políticas educacionais que oprimem e marginalizam, as águas de sua “aquonarrativa” continuarão, inclementes, a invadir a consciência do Brasil.

Referências citadas

  1. Dalcídio Jurandir, um brilhante marajoara – Uruá-Tapera, https://uruatapera.com/dalcidio-jurandir-um-brilhante-marajoara/
  2. Entre construções e ruínas: uma leitura do espaço amazônico em romances de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum – Teses USP, https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-23082007-135808/publico/TESE_JOSE_ALONSO_TORRES_FREIRE.pdf
  3. Útero de areia, um estudo do romance ‘Belém do Grão-Pará’, de Dalcídio Jurandir, https://www.dalcidiojurandir.com.br/pdf/estudos-academicos/utero-de-areia-um-estudo-do-romance-belem-do-grao-para-dalcidio-jurandir.pdf
  4. ENTRE O HUMANO E O FERINO NOS ESPAÇOS DE EXCEÇÃO: A PASSAGEM DOS INOCENTES, DE DALCÍDIO JURANDIR1 BETWEEN THE HUMAN AND THE, https://www.dalcidiojurandir.com.br/pdf/blog/entre-o-humano-e-o-ferino-nos-espacos-de-excecao-a-passagem-dos-inocentes-de-dalcidio-jurandir.pdf
  5. DALCÍDIO JURANDIR – Memória da Literatura do Pará, http://memoriadaliteraturadopara.blogspot.com/2013/03/dalcidio-jurandir.html
  6. NARRADORES DO EXTREMO NORTE: O CICLO ROMANESCO DE DALCÍDIO JURANDIR, https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/4ca5818f-0747-40f2-bc48-6e30346be022/download
  7. A“ARISTOCRACIA DO PÉ NO CHÃO” E O HERÓI POPULAR EM BELÉM DO GRÃO-PARÁ,DE DALCÍDIO JURANDIR, https://revistas.usp.br/ls/article/download/152449/149585/326539
  8. de Dalcídio Jurandir – Periódicos PUC Minas, https://periodicos.pucminas.br/plugins/generic/pdfJsViewer/pdf.js/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fperiodicos.pucminas.br%2Findex.php%2Fscripta%2Farticle%2Fdownload%2F4286%2F4432%2F
  9. MITO, IMAGINÁRIO E SOCIEDADE EM “TRÊS CASAS E UM RIO”, DE DALCÍDIO JURANDIR, https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/6ad57f6b-9f39-431c-8c0a-eb3a35a1e327/download
  10. A representação do rio no enredo de Três Casas e um Rio de Dalcídio Jurandir The river representation in the story of Três – Periódicos da UNIR, https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/download/7820/1036/28604
  11. ALFREDO ATRAVESSA A PONTE: UMA LEITURA DE PONTE DO GALO, DE DALCÍDIO JURANDIR, http://www.dalcidiojurandir.com.br/pdf/estudos-academicos/alfredo-atravessa-a-ponte-uma-leitura-de-ponte-do-galo-de-dalcidio-jurandir.pdf
  12. Passagem dos inocentes, de Dalcídio Jurandir, https://www.blogletras.com/2016/06/passagem-dos-inocentes-de-dalcidio.html
  13. Dalcídio Jurandir – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Dalc%C3%ADdio_Jurandir
  14. Biografia – Dalcídio Jurandir – Romancista da Amazônia, https://www.dalcidiojurandir.com.br/biografia-dalcidio-jurandir-escritor-br.html
  15. Dalcídio Jurandir – Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/5604-dalcidio-jurandir
  16. Dalcídio Jurandir (1909-1979) – grupeel – uerj – WordPress.com, https://grupeeluerj.wordpress.com/dalcidio-jurandir-1909-1979/
  17. Má educação na Primeira manhã de Dalcídio Jurandir – Dialnet, https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6137248.pdf
  18. DALCÍDIO JURANDIR: PARA ALÉM DO ROMANCISTA – Periódicos UFPB, https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/download/4828/4772
  19. Dalcídio Jurandir, https://www.marxists.org/portugues/jurandir/index.htm
  20. SIGNOS DA RUÍNA E DA DECADÊNCIA NO ROMANCE DE DALCÍDIO JURANDIR BELÉM DO GRÃO-PARÁ – Periodicos UFOP, https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/download/3799/2960/
  21. Dalcídio Jurandir: Uma Leitura da Cultura Cabocla Paraense e a Educação – USF, https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/10958063436808678.pdf
  22. Belém do Grão-Pará (Ciclo do Extremo-Norte #4) – Dalcídio Jurandir – Skoob, https://www.skoob.com.br/pt/book/6465?title=belem-do-grao-para
  23. Identidades religiosas no romance Marajó de Dalcídio Jurandir | Estação Literária, https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/27061
  24. A VOZ QUE ECOA NA AMAZÔNIA: SINGULARIDADES NARRATIVAS DE DALCÍDIO JURANDIR THE VOICE THAT ECHOES IN THE AMAZON, https://www.seer.ufrgs.br/organon/article/download/103126/60214
  25. Ridenti – Brasilidade Revolucionária | PDF | União Soviética | Política mundial – Scribd, https://pt.scribd.com/document/727203607/Ridenti-Brasilidade-revoluciona-ria
  26. Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Letras Estudos Literários Ali, https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/159385c2-92c7-4d45-bc15-5e230c204457/download
  27. Untitled – UEPA, https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/issue/download/254/112
  28. DONA CECÉ: UM FEMININO SINGULAR, EM PASSAGEM DOS INOCENTES, DALCÍDIO JURANDIR, https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/c18f197d-ea57-4024-995a-a8bbcfb247c3/download
  29. Aquonarrativa – Paulo Nunes | PDF – Scribd, https://www.scribd.com/document/655763458/aquonarrativa-Paulo-Nunes
  30. candunga, de bruno de menezes: um romance utópico e universal na amazônia paraense – Seven Publicações, https://sevenpubl.com.br/editora/article/download/5805/10648/23278
  31. O arar da amazônica terra: Inglês de Sousa e Dalcídio Jurandir, https://periodicos.ufpa.br/index.php/agriculturafamiliar/article/download/6077/4879
  32. Geopoéticas, literatura, resistência-metáfora pela natureza: apontamentos sobre a agroliteratura de Dalcídio Jurandir – Amazônia Latitude, https://www.amazonialatitude.com/2025/06/13/geopoeticas-literatura-resistencia-metafora-natureza-agroliteratura-dalcidio-jurandir/
  33. UM PEIXE SOBRE O OMBRO ESQUERDO DE SÃO BENEDITO – Mestrados e Doutorados, https://mestrado-doutorado.unama.br/tenancy/assets/courses/qIL2pgQE39bMUmmeAE/files/1742826637.pdf
  34. Prêmios – Dalcídio Jurandir – Romancista da Amazônia, https://www.dalcidiojurandir.com.br/premios-dalcidio-jurandir-escritor-br.html
  35. Vue de Dalcídio Jurandir e o romance de 30 ou um autor de 30 publicado em 40, https://revistas.usp.br/teresa/fr/article/view/115425/113035
  36. Chove nos Campos de Cachoeira – Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.wikipedia.org/wiki/Chove_nos_Campos_de_Cachoeira
  37. Boca do Amazonas: roman-fleuve e dictio-narium caboclo em Dalcídio Jurandir – SciELO, https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/Y35pRKmKHwYhGWR8bVcsfjB/?lang=pt
  38. Identidade e hibridismo em Dalcídio Jurandir., https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/7b82f1d4-177e-4abe-9bc4-cdb9e7e473a1/download
  39. Dalcídio Jurandir, o romancista das águas – Cena Aberta, https://cenaaberta.com.br/2023/02/10/dalcidio-jurandir-o-romancista-das-aguas/
  40. MARCOS MONTEIRO ALMEIDA CIDADE E ANTÍTESES: Uma leitura do romance Passagem dos Inocentes de Dalcídio Jurandir., https://repositorio.ufpa.br/bitstreams/a2bb61fb-7de6-4bd9-a19e-04a260b762b3/download
  41. O ESPAÇO DEGRADADO DA AMAZÔNIA EM RIBANCEIRA, DE DALCÍDIO JURANDIR THE DEGRADED SPACE OF THE AMAZON IN RIBANCEIRA, BY DALCÍD, http://revistatopus.com.br/enviados/202131521384.pdf
  42. Paulo Nunes – Google Scholar, https://scholar.google.com/citations?user=GHLlCbMAAAAJ&hl=pt-BR
  43. Obra do escritor Dalcídio Jurandir é patrimônio cultural imaterial do Pará – O Liberal, https://www.oliberal.com/cultura/obra-do-escritor-dalcidio-jurandir-e-patrimonio-cultural-imaterial-do-para-1.962078
  44. 16 de junho, Dia de Alfredo. Importância da data para o … – YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=uABK5JtWp4Y
  45. Paulo Nunes entrevista Willi Bolle – Revista Voz da Literatura, https://www.vozdaliteratura.com/post/paulo-nunes-entrevista-willi-bolle
  46. “Passagem dos Inocentes”, livro de Dalcídio Jurandir, é reeditado após 60 anos, https://www.gazetacarajas.com/noticia/lpassagem-dos-inocentesr-livro-de-dalcidio-jurandir-e-reeditado-apos-60-anos

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Table of contents

Read more

Local News