segunda-feira, outubro 5, 2026

Osvaldo Oliveira, o Vavá da Matinha: o cantor que fez do Pará uma canção

Share

Nascido em Belém, o artista atravessou o rádio, o forró, o bolero e os bailes populares para se tornar uma das vozes mais afetivas da música paraense

BELÉM, Pará — Antes que sua voz se tornasse lembrança em discos antigos, bailes de saudade e programas dedicados à música popular, Osvaldo Oliveira era apenas um menino da Matinha, bairro de Belém que mais tarde passaria a ser associado à área de Fátima. Dali, de uma cidade cercada por rios, mercados, igrejas, feiras, sotaques e pregões, sairia um cantor que fez da própria origem uma assinatura artística.

O Brasil o conheceria como Vavá da Matinha.

O apelido, simples e afetivo, carregava mais do que uma referência geográfica. Era uma declaração de pertencimento. Em um país onde muitos artistas precisavam deixar suas terras para tentar existir no centro da indústria musical, Osvaldo Oliveira levou Belém consigo. Cantou o Pará como quem voltava para casa a cada refrão.

Sua carreira passou pelos programas de auditório da Rádio Clube do Pará, pelas gravadoras Continental e CBS, pelas caravanas de forró que cruzavam o país e pelos boleros que embalaram gerações de ouvintes no Norte e no Nordeste. Mas sua importância talvez esteja menos nos números — difíceis de confirmar com precisão em uma discografia ainda dispersa — e mais no território sentimental que sua obra ocupou.

Osvaldo Oliveira foi um cantor popular no sentido mais amplo da palavra: popular porque falava ao povo, porque circulava nos rádios, porque animava festas, porque entrava nas casas, porque era ouvido em bailes, bares, interiores e capitais. E popular também porque sua música preservou uma geografia afetiva do Pará.

Uma voz formada pelo rádio

No final dos anos 1950, quando a televisão ainda não havia tomado o lugar central do entretenimento doméstico, o rádio era o grande palco brasileiro. Em Belém, os programas de auditório funcionavam como vitrines para cantores, compositores e intérpretes. Foi nesse ambiente que Osvaldo Oliveira começou a se projetar.

Ele cantava na Rádio Clube do Pará, emissora que ajudou a formar parte significativa da memória musical paraense. Ali, diante de plateias e microfones, o jovem artista lapidou um estilo que misturava malícia rítmica, romantismo e sotaque regional.

Havia nele algo que lembrava Jackson do Pandeiro, especialmente na maneira de lidar com ritmos nordestinos e frases sincopadas. Mas Osvaldo não era uma simples derivação. Seu canto carregava a influência do Norte, das festas locais, dos mercados e da fala paraense. Era um artista brasileiro, mas não genérico. Tinha endereço, bairro, cheiro e sotaque.

Essa marca o acompanharia por toda a vida.

A partida para o Rio

Em 1959, Osvaldo Oliveira deixou Belém rumo ao Rio de Janeiro, então capital simbólica da música brasileira. Levava, segundo registros memorialísticos, uma carta de recomendação de Edyr Proença para a Rádio Tupi. Era o tipo de viagem comum aos artistas de fora do eixo: uma mistura de aposta, coragem e necessidade.

O Rio oferecia gravadoras, rádios, produtores e visibilidade. Também oferecia competição dura. Para um cantor paraense, chegar ali significava tentar ser ouvido em um país que muitas vezes escutava pouco a Amazônia.

Osvaldo conseguiu abrir caminho. Em 1960, gravou duas músicas em uma coletânea da Continental. O resultado lhe rendeu a chance de registrar seu próprio disco de 78 rotações. No ano seguinte, viria outro compacto e o LP “Eternas Lembranças do Norte”, título que parecia anunciar uma espécie de programa artístico: mesmo distante, ele seguiria cantando a região de onde vinha.

Naquele início de carreira, o repertório se aproximava do forró e dos ritmos nordestinos que dominavam parte da música popular da época. Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro estavam no imaginário nacional. Osvaldo Oliveira se inseria nesse universo, mas com uma inflexão nortista pouco comum no mercado fonográfico brasileiro.

Entre forrós, boleros e merengues

A trajetória de Vavá da Matinha não cabe em um único gênero. Ele cantou forró, bolero, samba, coco, maxixe, carimbó e merengue. Essa variedade não era sinal de indecisão, mas de um artista moldado por circuitos populares em que os repertórios se misturavam conforme a festa, a rádio, a gravadora e o público.

Na década de 1960, já ligado à CBS, Osvaldo integrou caravanas de forró que percorriam o país ao lado de nomes como Marinês, Trio Nordestino, Messias Holanda, Jackson do Pandeiro, Abdias e Elino Julião, segundo relatos reunidos em acervos dedicados à música popular.

Essas caravanas eram mais do que shows itinerantes. Eram uma rede de circulação cultural. Levavam artistas de cidade em cidade, consolidavam repertórios regionais e criavam pontes entre o Norte e o Nordeste. Nesse circuito, Osvaldo Oliveira encontrou um espaço natural. Sua música dialogava com o forró, mas trazia outra paisagem.

Em 1965, lançou “Ê Cariri”, pela CBS, disco que aparece em acervos especializados como um de seus registros importantes. O álbum confirma sua ligação com o repertório nordestino e com a tradição do forró, mas também permite perceber um cantor que não se limitava a repetir fórmulas.

Ele sabia adaptar ritmos. Sabia cantar para dançar. Sabia cantar para lembrar.

O Pará como tema e destino

Poucos artistas populares cantaram o Pará com tanta insistência quanto Osvaldo Oliveira. Em suas músicas, Belém e o estado apareciam não como cenário distante, mas como matéria viva. Ele cantava bairros, mercados, costumes, amores e saudades.

Canções como “Sou de Belém”, “Este ano irei a Belém”, “Pará e Bahia”, “Salada em Família”, “A Beleza da Rua”, “O Canto do Galo” e “A Deusa do Mercado São José” compõem uma espécie de mapa sentimental. São registros musicais de uma identidade paraense que se afirmava em meio a ritmos nacionais e regionais.

Em entrevista citada por publicações de memória musical, Osvaldo teria dito que gravou dezenas de músicas exaltando o Pará. O número exato ainda precisa ser confirmado em discografia organizada, mas a frase, verdadeira ou aproximada, combina com a dimensão mais evidente de sua obra: Vavá da Matinha cantava o estado como quem o defendia.

Essa defesa não era política no sentido convencional. Era cultural. Era afetiva. Era a insistência de um artista em dizer que Belém, o Pará e a Amazônia também tinham voz dentro da música popular brasileira.

A deusa do mercado

Entre as canções associadas a Osvaldo Oliveira, “A Deusa do Mercado São José” ocupa lugar especial. A música é lembrada em textos sobre sua carreira como um marco de sua relação com o merengue e com o universo popular dos mercados.

O título, por si só, já carrega uma imagem poderosa: a musa não está em um salão aristocrático, mas no mercado. Está no espaço de circulação do povo, entre vendedores, fregueses, cheiros, vozes e corpos em movimento.

Esse detalhe ajuda a entender a estética de Osvaldo. Sua música não idealizava o popular de longe. Ela vinha de dentro desse ambiente. O Mercado São José, o Ver-o-Peso, a Matinha, os bairros e as festas não eram ornamentos regionais. Eram parte de sua matéria-prima.

Para a memória cultural de Belém, esse tipo de canção funciona quase como documento. Mostra uma cidade cantada a partir de seus lugares cotidianos.

O bolero que venceu o rei

O grande estouro popular de Osvaldo Oliveira veio nos anos 1970, quando o bolero passou a ocupar um lugar central em sua carreira. Em 1972, o disco “Só Castigo” teria alcançado vendas extraordinárias no Norte e em parte do Nordeste. Reportagens e textos memorialísticos afirmam que, regionalmente, o álbum chegou a superar a procura pelos discos de Roberto Carlos.

A comparação com o “rei” da música brasileira precisa ser lida em sua dimensão regional, não nacional. Mas justamente aí está sua importância. Ela mostra a força de Osvaldo Oliveira no território onde sua voz fazia mais sentido. No Norte e no Nordeste, havia um público que se reconhecia naquele bolero sofrido, direto, sentimental.

“Só Castigo” tornou-se um de seus maiores sucessos. Ao lado de músicas como “Ela é meu abrigo”, “Desgosto” e “Minha Companheira Solidão”, consolidou Vavá como intérprete de uma dor amorosa popular, sem verniz intelectual, mas com enorme poder de comunicação.

O bolero, nesse contexto, era mais que gênero musical. Era linguagem emocional. Falava de abandono, culpa, desejo, reconciliação, solidão e orgulho ferido. Nas casas, bares e bailes, essas canções davam forma a sentimentos que muita gente não sabia ou não queria explicar.

Um precursor do brega paraense

Hoje, quando se fala em música paraense, é impossível ignorar a força do brega, do tecnobrega, das aparelhagens e de uma tradição romântica que moldou parte da identidade sonora do estado. Osvaldo Oliveira aparece como uma figura anterior a esse fenômeno, mas fundamental para entendê-lo.

Seu bolero popular, suas canções sentimentais e sua relação direta com o público ajudaram a abrir caminho para uma sensibilidade que mais tarde se expandiria em outras formas. O brega paraense não nasceu de um único artista nem de um único momento. Ele foi sendo construído por camadas de romantismo, dança, rádio, tecnologia, guitarras, aparelhagens e mercado local.

Vavá da Matinha pertence a uma dessas camadas iniciais.

Durante muito tempo, a crítica musical brasileira tratou o brega como menor. Mas o público nunca precisou dessa autorização. Em Belém e no interior do Pará, a música romântica popular seguiu viva, tocando em festas, casas de família, bares e rádios. É nesse circuito que a obra de Osvaldo Oliveira encontrou permanência.

O artista e o esquecimento

Como ocorreu com tantos músicos populares fora do eixo mais documentado da cultura brasileira, a memória de Osvaldo Oliveira permaneceu fragmentada. Há textos em blogs, acervos de vinil, reportagens, comentários de fãs e registros espalhados. Mas ainda falta uma biografia definitiva, uma discografia completa, uma organização pública de sua obra.

Algumas fontes apontam que ele teria gravado dezenas de LPs e alguns CDs. Outras destacam sua passagem por Continental e CBS, seus discos de forró, seus boleros e suas coletâneas. Há registros de obras como “Eternas Lembranças do Norte”, “Ê Cariri”, “Jogo do Amor”, dividido com Jacinto Silva, e “Só Castigo”.

Mas a própria dificuldade de confirmar dados revela uma questão maior: o Brasil ainda preserva mal a memória de seus artistas populares regionais.

No caso amazônico, esse apagamento é ainda mais profundo. A distância geográfica dos centros de documentação, a circulação regional dos discos, a pouca atenção da crítica nacional e a fragilidade de arquivos públicos tornam muitos nomes dependentes da lembrança de colecionadores e familiares.

Osvaldo Oliveira sobreviveu porque foi amado. Mas ainda espera ser plenamente pesquisado.

A tragédia que ele não embarcou

Uma das histórias mais dramáticas ligadas à vida de Osvaldo Oliveira envolve um voo que ele teria perdido em março de 1970. Relatos memorialísticos contam que, após uma apresentação em São Luís do Maranhão com artistas da Caravana do Forró, parte do grupo embarcou em uma aeronave rumo a Belém. Osvaldo não teria tomado aquele voo.

O avião caiu na aproximação à capital paraense, na Baía do Guajará, matando quase todos os ocupantes. Entre as vítimas estava Coronel Ludugero, personagem popular interpretado por Luiz Jacinto Silva.

O episódio, embora precise ser checado em arquivos jornalísticos para uma reconstrução definitiva, tornou-se parte da memória oral em torno de Vavá da Matinha. É o tipo de passagem que parece pertencer tanto à biografia quanto à lenda: o artista que, por acaso ou destino, escapou de uma tragédia.

Os últimos anos

Depois do auge, a trajetória de Osvaldo Oliveira perdeu visibilidade. A partir dos anos 1980, seu nome deixou de ocupar o mesmo espaço no mercado fonográfico, embora continuasse vivo entre ouvintes fiéis. Viveu períodos em Castanhal, no Pará, e também em Fortaleza, no Ceará, segundo registros publicados sobre sua carreira.

Nos últimos anos, sua saúde se fragilizou. Em março de 2010, foi internado no Hospital Ophir Loyola, em Belém, com quadro associado a acidente vascular cerebral, pneumonia e arritmia cardíaca. Morreu em 31 de março de 2010, aos 75 anos, em decorrência de disfunção múltipla de órgãos, conforme registros publicados à época.

A morte de Vavá da Matinha encerrou uma vida artística, mas não silenciou sua presença. Nos comentários deixados por fãs em blogs e páginas de memória, repete-se uma sensação comum: a de que suas músicas fizeram parte da infância, das festas, das casas e da formação sentimental de muita gente.

A permanência nos bailes

Há artistas que permanecem nos monumentos. Outros, nos currículos escolares. Alguns, nos arquivos das grandes gravadoras. Osvaldo Oliveira permanece, sobretudo, nos bailes.

Suas músicas ainda são lembradas em casas de bolero, encontros de saudade e repertórios de ouvintes que preservam a música popular paraense. Essa permanência, discreta mas persistente, talvez seja a forma mais fiel de reconhecimento para um cantor que sempre esteve próximo do povo.

É fácil medir sucesso por prêmios, vendagens nacionais e aparições em televisão. Mais difícil é medir o impacto de uma canção que atravessa décadas em uma família, que continua sendo cantada em uma mesa de bar, que faz alguém lembrar da juventude, de um amor antigo ou de Belém.

Osvaldo Oliveira pertence a essa segunda categoria. Sua grandeza é menos institucional que afetiva. Menos museológica que viva.

O que sua obra ainda tem a dizer

Redescobrir Osvaldo Oliveira hoje é também repensar o lugar da Amazônia na música brasileira. Durante muito tempo, a região foi vista pelo restante do país mais como paisagem do que como produtora de pensamento, estética e modernidade popular. A música paraense, porém, sempre desmentiu essa visão.

Antes do tecnobrega ganhar atenção internacional, antes das guitarradas serem celebradas por pesquisadores, antes da música amazônica virar objeto de curadoria, artistas como Vavá já estavam construindo pontes entre tradição, mercado, festa e identidade regional.

Ele não precisou transformar o Pará em discurso sofisticado. Bastou cantar. Cantou Belém, cantou mercados, cantou saudades, cantou dores amorosas, cantou festas juninas, cantou o Norte e dialogou com o Nordeste. Em sua voz, a Amazônia não era periferia. Era centro emocional.

Uma memória a ser organizada

A história de Osvaldo Oliveira pede mais investigação. Seus discos precisam ser catalogados. Suas composições precisam ser identificadas. Suas entrevistas, se ainda existirem em arquivos de rádio e televisão, precisam ser recuperadas. Familiares, músicos, radialistas e colecionadores poderiam ajudar a reconstruir a dimensão real de sua obra.

Uma reportagem sobre Vavá da Matinha é, portanto, apenas o começo. O ideal seria transformá-la em dossiê, documentário, podcast, exposição ou série especial sobre a música popular paraense. Sua trajetória abre portas para discutir rádio, indústria fonográfica, bailes, brega, forró, migração artística e memória amazônica.

Belém tem muitos personagens que ainda esperam ser contados com a profundidade que merecem. Osvaldo Oliveira é um deles.

O cantor que voltou pela canção

No fim, talvez a imagem mais forte de Vavá da Matinha seja a de um artista que saiu de Belém, mas nunca deixou a cidade. O menino da Matinha foi ao Rio, gravou discos, percorreu o Brasil, cantou forrós e boleros, viveu altos e baixos, conheceu o sucesso e o esquecimento. Mas sua música continuou voltando ao Pará.

Voltou nos títulos das canções. Voltou nos bailes. Voltou nos discos guardados. Voltou na memória dos que ainda o chamam de Vavá. Voltou em cada verso que afirma uma origem.

Osvaldo Oliveira morreu em 2010, mas sua voz segue como uma dessas presenças que a cultura popular se recusa a abandonar. Em Belém, onde os mercados ainda acordam cedo e a cidade continua a misturar rio, fé, festa e saudade, Vavá da Matinha permanece como aquilo que sempre foi: um cantor do povo, um cronista sentimental do Pará, uma voz que fez da terra natal uma canção.

Fontes consultadas

Read more

Local News